Topic outline
-
Livros que nos marcam...
Encontras neste espaço algumas sugestões de leitura apresentadas por alunos.
Se quiseres comentar obras lidas, em contexto curricular ou de forma livre, contacta o teu professor de Português ou a Biblioteca Escolar.
-
Título do livro: Crime no Expresso Oriente
O detetive Hercule Poirot, tem de viajar de Istambul para a Europa e, por isso, reserva um bilhete no famoso Expresso do Oriente. Antes de deixar Istambul, ele encontra um homem velho e rico chamado Ratchett, que pede a ajuda do detetive para afastar certos inimigos.
Na segunda noite da viagem, Poirot não consegue dormir, devido a várias interrupções barulhentas. No dia seguinte, duas notícias surgem. Primeiro, a viagem é interrompida indefinidamente por uma avalanche. Em segundo lugar, um dos passageiros foi morto no seu beliche.
Poirot começa a investigar entrevistando passageiros e revistando as suas bagagens. Ele tem várias pistas para prosseguir, mas nada parece “encaixar”.
Quando finalmente começa a conectar as evidências e a resolver o crime, encontra-se num raro impasse entre lei, justiça e moralidade.
(Lexie, Marta e Rita maio de 2021)
-
Título do livro: A Paciente Silenciosa
É o primeiro livro de Alex Michaelides e trata-se de um thriller. Nesta história a paciente silenciosa, Alicia, é uma pintora famosa casada com um conhecido fotógrafo de moda cuja vida parecia perfeita, contudo, numa noite Alicia mata-o a tiro o seu marido e nunca mais diz uma palavra.
A recusa de Alicia em falar e dar qualquer tipo de explicação sobre a tragédia transforma se num mistério que prende a imaginação da opinião pública e confere a Alicia notoriedade aumentando assim os preços dos seus trabalhos artísticos. Theo um psicoterapeuta forense criminal está determinado em convencê-la a falar e desvendar as razões misteriosas deste assasinato, explorando o seu passado confrontado as pessoas que a rodeavam e mais tarde analisando os registos que fez no seu diário, acabando por se envolver demasiado neste enredo.
Esta obra tem um desfecho surpreendente e pouco previsível. Quando pensamos que estamos a descobrir este dilema percebemos que ainda pouco sabemos, porque todas as personagens se tornam questionáveis e isso envolve cada vez mais o leitor que anseia perceber a razão que Alicia matou o seu marido a sangue frio, quais são os segredos do seu passado que a tornaram uma pessoa transtornada e finalmente a razão pelo seu silêncio e se realmente era inocente.
Aconselho este livro a quem gosta de refletir e explorar como pode funcionar a mente humana perante determinadas situações.
(Clara e Lara maio de 2021)
-
Título do livro:O Lobisomem do Pântano da Febre
Autor: R. L. Stine
Publicado em 1993 e escrito por R.L Stine o livro “O Lobisomem do Pântano da Febre” fala sobre um menino chamado Grady que se muda para a Flórida. A sua nova casa situa-se ao lado de um pântano chamado Pântano da Febre pois sempre que alguém lá entrava voltava com febre e ás vezes essa febre levava à morte. Mais tarde Grady começa a ouvir uivos aterrorizantes do lado de fora da sua casa. Ele e a sua irmã mais velha Emily começam a aventurar-se no pântano, quando de repente são surpreendidos por uma perseguição maluca... Mais tarde começam a aparecer animais mortos no quintal de Grady, como será que eles foram lá parar, ou quem os pôs lá? Ou o quê?
(Raquel, Catarina e Mª Filipe maio de 2021)
-
Título do livro: A cabana
Autor: William Paul Young
O livro, conta a história de Mackenzie Allen Phillips, que vivia em padecimento após o sequestro e morte da sua filha mais nova de apenas 6 anos, Missy. Apesar de nunca ter sido um homem de muita fé, Mack, depois da perda, teve sua relação com Deus deteriorada. A infância de Mack nunca foi muito fácil, pois seu pai era alcoólatra e frequentemente, acabava por agredir ele e sua mãe. Com isso podemos perceber ao decorrer da história, alguns traumas de acontecimentos que deixaram marcas profundas em sua memória. A sua vida veio a ficar mais traumatizante quando Mackenzie resolve passear nas férias com Josh, Kate e Missy , seus três filhos. Eles seguem até uma reserva, quando a canoa em que Josh e Kate estavam tomba e Josh fica preso dentro da canoa. Mack tenta desesperadamente salvar os filhos, e acaba por deixar Missy sozinha perto da carrinha. Ao retornar, percebe a ausência da filha mais nova e assim, começa a busca incansável pela pequena.
Queres saber como acaba a história?
Lê o resto do livro.
(Rafaela, Mª Beatriz, Ruben maio de 2021)
-
Título do livro: “Galileu e Newton”
Este livro fala sobre a biografia de Galileu Galilei e Isaac Newton, tal como dos seus feitos no ramo das ciências e filosofia.
É um livro bastante interessante pois relata cada detalhe da vida dos dois cientistas, que foram tão importantes no século XVII.
Recomendo a leitura para quem gosta de ciência e de história, pois de facto é um livro cativante.
Ruben (dezembro 2020)
-
Título do livro: Percy Jackson - Ladrões do Olimpo
Autor: Rick Riordan
Percy Jackson foi expulso juntamente com três amigos da escola, por arranjar conflitos com outros alunos. Após a sua expulsão, começou a ser perseguido por criaturas mitológicas, até se aperceber do que se estava a passar. Quando percebeu que estava a ser perseguido, quis saber mais sobre o que estava a acontecer e deslocou-se até à escola e aí tomou conhecimento de que o Raio de Zeus tinha sido roubado. Percy era o principal suspeito e, então, parte numa aventura na tentativa de recuperar o Raio de Zeus. Após combater contra várias criaturas mitológicas, e descobrir que o seu pai Neptuno é quem tinha roubado o Raio, conseguiu recuperá-lo.
Aconselho a leitura deste livro, porque é uma história com muito mistério e para quem gosta de mitologia, é muito interessante.
João (maio de 2020)
-
DISPONÍVEL
Título do livro: Em troca de nada
Autor: Mª Francisca Almeida Gama
Há dois anos fui ``apresentada´´ a um livro cujo título me intrigou, Em troca de nada, e decidi adquiri-lo.
O livro é constituído por duas partes, mas a mesma história é vista de duas maneiras. A primeira parte fala de uma jovem que assiste às dificuldades do dia a dia de outra jovem e na segunda é essa mesma jovem a contar a sua versão dos factos, o que, na minha opinião, fortalece bastante a história, pois temos a mesma situação vista de diferentes perspectivas.
Toda a ação é bastante comovente e identifiquei-me com a história da personagem, tendo esta sido baseada na história verídica de Amanda Todd.
Assim, posso afirmar que este livro me marcou.
Catarina (fevereiro de 2020)
-
DISPONÍVEL
Título do livro: A Rapariga que Roubava Livros
Autor: Markus Zusak
O livro que mais me marcou foi “A Rapariga que Roubava Livros”, cujo narrador é a Morte. Ela está a observar os humanos e fica fascinada por uma criança, Liesel. A partir daí a Morte conta-nos a história dessa rapariga. Liesel foi morar para Molching, cidade fictícia, onde foi adotada. Ao longo do livro conhecemos as pessoas com quem ela vivia e a sua paixão por livros torna-se maior pois ela roubava livros para os poder ler e aprender novas palavras. A morte está sempre presente. É uma figura com uma missão trágica, mas necessária.
A história passa-se durante a 2ª guerra mundial, na Alemanha, e este foi um dos motivos que me levou a ler o livro pois eu gosto de saber como é que as pessoas ultrapassavam tantas dificuldades durante a guerra.
Na minha opinião, é um livro muito bom para se ler. É escrito de uma maneira fascinante e uma das partes que mais me marcou foi a maneira como Liesel conseguiu superar todos os acontecimentos trágicos que aconteceram ao seu redor e com as pessoas que ela mais amava.
Leonor (junho de 2018)
-
Título do livro: O Rapaz do Pijama às Riscas
Autor: John Boyne
Este livro fez-me compreender o que as pessoas passavam naquela altura, na guerra.
Rodrigo (junho de 2018)
DVD disponível! -
Título do livro: As Fadas Verdes
Autor: Matilde Rosa Araújo
Um livro que tem muito a ver connosco e que nos vai dando conselhos, que nos ajuda a mudar o mundo que é a nossa casa.
Gonçalo (junho de 2018)
-
Título do livro: O Diário de Anne Frank
Autor: Anne Frank
Este livro aborda um tema que me interessa bastante. Fiquei surpreendida pela sua escrita cativante.
Leyi (junho de 2018)
Título do livro: Os Filhos da Droga
Autor: Christiane F.
Este livro marcou-me porque é um tema que ainda é atual.
Dmytro (junho de 2018)
DISPONÍVEL -
Título do livro: O Rapaz do Caixote de Madeira
Autor: Leon Leyson, Marylin J. Harran e Elizabeth B. Leyson
Este livro relata a realidade de muitos judeus inocentes que foram perseguidos e mortos.
Beatriz (junho de 2018)
Título do livro: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autor: J. K. Rowling
Este livro marcou-me. Foi-me aconselhado por uma amiga.
António (junho de 2018)
DISPONÍVEL Título do livro: O Meu Pé de Laranja Lima
Autor: José Mauro de Vaconcelos
Parece ser um livro para crianças mas tem uma grande história de vida.
Márcia (junho de 2018)
-
Título do livro: Sniper Americano
Autor: Chris Kyle
Identifico-me bastante com este livro porque foi um sonho que sempre tive, fazer parte de uma força militar.
Miguel (junho de 2018)
Título do livro: África Acima
Autor: Gonçalo Cadilhe
Escolhi este livro com base na opinião de um colega.Tenho muita curiosidade sobre África porque acho uma cultura muito interessante.
Pedro (junho de 2018)
DISPONÍVEL Título do livro: As Gémeas do Gelo
Autor: S. K. Tremayne
Achei interessante e... viciante...
Maria (junho de 2018)
-
Título do livro: Tempestade de Verão
Autor: Jenny Colgan
Identifico-me bastante com este livro porque já tive um momento na minha vida como o dela.
Tânia (junho de 2018)
Título do livro: O Universo nos teus Olhos
Autor: Jennifer Niven
Gosto deste tipo de livros. Eles acabam juntos...
Telmo (junho de 2018)
Título do livro: República Popular
Autor: Robert Muchamore
Gostei! Achei interessante! Comprei para deixar o telemóvel de lado...
Carolina (junho de 2018)
DISPONÍVEL
-
Título do livro: Divergente
Autor: Veronica Roth
Este livro faz o meu género, tem aventura e ação. Consegui ler até ao fim.
Bruno (junho de 2018)
DISPONÍVEL
Título do livro: Capitães da Areia
Autor: Jorge Amado
Este livro retrata a realidade do que se passa nos países mais pobres.
Rodrigo (junho de 2018)
RECOMENDADO Título do livro: Viagens
Autor: Marco Polo
Um livro muito interessante e escrito numa linguagem direta.
Miguel (junho de 2018)
RECOMENDADO
-
Título do livro: Trono de Vidro
Autor: Sarah J. Maas
Este livro marcou-me porque ela é uma rapariga muito independente.
Sofia (junho de 2018)
Título do livro: Wonder Encantador
Autor: R. J. Palacio
Este livro é uma história verídica, um exemplo de como o personagem superou os seus medos.
Carolina (junho de 2018)
Título do livro: Gangues
Autor: Robert Muchamore
Um livro que pode estabelecer uma ponte com os principais gangues da atualidade.
Henrique (junho de 2018)
-
Sugestão de viagem
E se uma sugestão de leitura se transformar numa sugestão de viagem?
-
Destino: Seychelles
Localização: Oceano Índico Ocidental
Turismo paradisíaco, selvagem e relaxante. Bom destino para observação da fauna e flora locais.
Rita (junho de 2018)
Depois de visitar, dê-nos a sua opinião. -
Título do livro: A Rapariga dos Pés de Vidro
Autor: Ali Shawn
O facto de uma rapariga se estar lentamente a transformar em vidro, acaba por nos deixar completamente agarrados à história. A forma como o autor retrata a vida das personagens e conjuga isto com o tema central é realmente impressionante.
Recomendo vivamente a leitura deste livro, uma vez que é daqueles livros que nos cativa a ler sempre mais e mais, para ler o que vai acontecer depois, nomeadamente saber qual o fim da rapariga.
Catarina (outubro de 2016)
Título do livro: A culpa é das estrelas
Autor: John Green
Este livro não é um livro qualquer como tu pensas! É um livro completamente diferente do que tu imaginas! Para quem gosta e para quem não gosta de romances, aconselho vivamente a ler. Antes de ler, também pensei que fosse um livro muito "lamechas", mas surpreendeu-me bastante e cativou-me muito!
Não percam a oportunidade de ler este livro, não se vão arrepender!
Ana (outubro de 2016)
Título do livro: A rapariga no comboio
Autor: Paula Hawkins
Eu recomendo a leitura do livro A rapariga no comboio, porque é um livro que prende à leitura qualquer pessoa, é viciante, arrepiante e cheio de surpresas.
As personagens desta história são muito fascinantes, misteriosas e reveladoras. Com a leitura deste romance, mudamos o modo como vemos a vida dos outros.
Gostei muito de ler este livro, foi um dos melhores que já li!
Rita (outubro de 2016)
-
PROJETO DE LEITURA...
Nesta secção podes consultar algumas apreciações críticas a obras que constituem a lista do Projeto de Leitura!
Título do livro: Crónica do Rei Pasmado
Autor: Gonzalo Torrente Ballester
Este livro é um romance que tem a capacidade de fazer o leitor passar horas divertidas e hilariantes. A história passa-se no século XVII na corte espanhola dominada pela religião cristã, onde o rei D. Filipe IV após passar uma noite com Marfisa, uma prostituta, fica espantado com o corpo feminino e com o desejo de ver a sua esposa nua. Alguns clérigos estão contra o desejo do rei, mas, com a ajuda de alguns apoiantes, o rei acaba por ver a rainha nua e a partir desse momento toma posse do reino até então deixado nas mãos do Valido.
Gostei bastante do livro e achei-o muito interessante e divertido, pois tem o poder de deixar qualquer um agarrado à leitura devido à sua história fácil de entender, o que contrasta com alguns momentos de difícil interpretação das palavras uma vez que o romance foi escrito em espanhol em 1989, por Gonzalo Torrente Ballester.
Alexandre Mota (11.ºA - ano letivo 2016/2017) Título do livro: A Torre da Barbela
Autor: Ruben A.
A propósito do Projeto de Leitura, no âmbito da disciplina de Português, selecionei A Torre da Barbela, de Ruben A., porque o título me sugere algo para explorar, como um museu, por exemplo. O livro A Torre da Barbela é um romance de 1964, de 270 páginas, da editora Livraria de Portugal. A linguagem do autor é exigente e de certa forma concreta e difícil. [...]
Esta obra começa com uma breve descrição da torre, da sua história e dos seus visitantes na atualidade. Esta parte repete-se ao longo do livro, o que demonstra um ciclo contínuo. Ao longo do romance, o autor retrata personagens de diferentes épocas, de diferentes séculos, que se entrelaçam no mesmo tempo e espaço. Todas estas personagens viveram na Torre ou perto da mesma. A obra vai tendo partes da descrição da torre e do espaço envolvente. A história do livro desenvolveu-se à volta desta torre, uma vez que é a única torre triangular da Península.
No meu ponto de vista, Ruben A. tenta refletir a história da pátria de Portugal, descrevendo personagens de diferentes séculos, que convivem simultaneamente naquela torre como se pertencessem à mesma época.
Cheila Pereira (11.º A - ano letivo 2016/2017) Título do livro: O Monte dos Vendavais
Autor: Emily Brontë
O Monte dos Vendavais, de Emily Brontë, foi um livro que me chamou a atenção pela sua fama e inúmeras adaptações ao cinema. É muitas vezes apresentada como a história de amor entre Heathcliff e Catherine mas, na minha opinião, é mais uma história marcada pela vingança, pelo ódio e pela obsessão, o que me surpreendeu pela positiva. É um romance diferente do normal, tendo sido a única obra que a autora escreveu.
A personagem Catherine, apesar de amar Heathcliff, escolheu casar com Edgar por ter melhores condições. Mais tarde Heathcliff vai vingar-se do irmão de Catherine (que o fez passar por momentos difíceis e humilhantes) e de Edgar (por Catherine o ter escolhido).
A obra é um pouco complexa, com uma linguagem difícil, o que fez com que, por vezes, se tornasse difícil de compreender (daí ter tido algumas dificuldades nalgumas partes da história).
O Monte dos Vendavais é um livro repleto de diferentes emoções em que os acontecimentos são imprevisíveis, o que pode levar alguns leitores a ficarem “viciados”.
Maria Matias (11.ºA - ano letivo 2016/2017) Título do livro: A Confissão da Leoa
Autor: Mia Couto
A Confissão da Leoa é um romance que se baseia em factos verídicos, em que Mia Couto nos guia pelas culturas e tradições africanas, com uma escrita cuidada. A história é contada por duas personagens: uma mulher, de nome Mariamar, e o caçador Arcanjo Baleiro. Os dois mostram-nos diferentes pontos de vista da mesma história.
O tema mais óbvio desta obra seria a caça aos leões mas este livro é muito mais do que isso. O principal assunto que o autor retrata é a mulher da sociedade moçambicana.
Mia Couto escreveu A Confissão da Leoa como uma crítica aos maus tratos sobre as mulheres moçambicanas e o papel secundário que lhes é atribuído. O autor conseguiu, de forma muito inteligente, que o leitor se focasse na guerra entre os homens e as mulheres, seja por abuso de poder, ou porque a educação e cultura africanas assim o indicam.
Inês Andrade (11.º A - ano letivo 2016/2017) Título do livro: Iracema
Autor: José de Alencar
Escolhi esta obra pois a sua sinopse despertou-me interesse e à primeira vista o livro parecia não ser muito grande e ser fácil de ler.
Iracema conta a história de uma índia, de uma tribo brasileira, chamada Iracema, que se apaixona por um guerreiro branco chamado Martin. Os dois viviam um amor impossível. Mais tarde Iracema e Martin, juntamente com Poti, um amigo de Martin, foram viver para uma zona afastada da sua tribo, pois Iracema estava grávida. Martin partiu em batalha em duas ocasiões, quando regressou pela segunda vez a casa, Iracema já tinha dado à luz o filho a que chamou Moacir, filho da dor, mas estava debilitada devido ao sofrimento causado pelas saudades que sentia pelo amado. Antes de morrer só teve forças de entregar o filho ao pai. [...]
Considero esta obra um romance trágico devido à morte de Iracema e a todo o sofrimento que esta passou durante a vida.
Beatriz Ferreira (11.º A - ano letivo 2016/2017) Título do livro: Romeu e Julieta
Autor: William Shakespeare
Escolhi este livro devido ao seu tamanho não muito grande e ao pouco tempo que tinha. Por outro lado, o autor cativou-me por ser bastante conhecido. O título retrata-nos as personagens principais, Romeu e Julieta, bem como a capa.
Mundialmente conhecida como a mais bela e trágica história de amor, Romeu e Julieta conta a história de dois jovens apaixonados. Ambos de famílias rivais, acabam por não conseguir resistir aos ódios que os separa por parte das suas famílias, mas o amor entre eles perdurará para além da morte.
Não gostei deste livro porque assenta numa moral doentia onde o poder dos pais é mais
importante do que a felicidade dos próprios filhos. Na minha opinião, para piorar toda a
história, a maneira como Julieta tentou resolver o problema foi errado. Pessoalmente, considero que o único acontecimento positivo foi a reconciliação das duas famílias no final da história.Maria Vitorino (11.º A - ano letivo 2016/2017) Título do livro: O Monte dos Vendavais
Autor: Emily Brontë
Intemporal é o adjetivo que mais se adequa a este romance que tem com protagonistas Heathcliff e Catherine Earnshaw. O Monte dos Vendavais centra-se na intensa história romântica entre Heathcliff, um jovem negro de raça cigana adotado, e Catherine, a filha de um próspero patriarca que adotou Heathcliff. A história inicia-se em 1801 em Yorkshire, Inglaterra. A narrativa desenrola-se a partir das consequências catastróficas da escolha entre o amor verdadeiro de Heathcliff e as condições sociais ao qual Catherine estava sujeita devido ao facto de ter nascido numa família rica. Este livro é um bom exemplo das caraterísticas do período romântico pois conjuga muito bem o romance com a tragédia.
Em relação à escritora, muitos investigadores consideram esta obra autobiográfica já que Emily Brontë viveu nesta área geográfica e era caraterizada por ser introvertida, discreta e ter dificuldade em se relacionar com os outros pelo facto de não conseguir expressar as suas emoções para com os seus familiares. Alguns destes atributos também são possíveis de encontrar em certas personagens desta obra.
Adriana Almeida (11.ºA - ano letivo 2016/2017) -
Queres aprender a escrever melhor? LÊ!
Sugestão de Leitura II
Hoje proponho-vos lerem José Saramago. Todo ele. Mas para começarem a aprender a gostar da sua obra, aconselho-vos O homem duplicado, para quem gosta de um misto de policial, mistério e sobrenatural. É uma obra muito interessante, fácil de ler e, nela, o estilo de Saramago está bem presente.
O que mais que tudo desejo agora é apresentar-vos o primeiro romance do nosso prémio Nobel: Terra do Pecado, sendo a primeira edição de 1947. Só cinquenta anos depois é que o autor autorizou que fosse publicada a segunda edição. E ainda bem que o fez. Não se vê a profundidade filosófica e ideológica das obras mais recentes, mas o estilo é simplesmente delicioso. Apetece lê-lo depressa para se saber o que vai acontecer, mas convém fazê-lo devagar, principalmente as descrições, para lhe saborear a beleza.
Prof. Jorge Moniz Ribeiro - 2013/10/29
-
Sugestão de Leitura I As pupilas do senhor Reitor e A Morgadinha dos canaviais, ambas escritas por Júlio Dinis. Este escritor, apesar de ter vivido no século XIX, tem uma linguagem muito acessível ainda nos dias de hoje. As histórias que conta têm um enredo complicado, como convém, mas que se vai esclarecendo aos poucos. As histórias são "fofas", agradáveis, mesmo para quem não goste muito de ler e os volumes não são muito grandes. Claro que não vou desvendar nem um pouco de cada história; sabe bem é ir descobrindo.
Melhor do que tudo isso é que são obras cuja literatura nos ensina a escrever melhor e principalmente a pontuar corretamente. É o melhor "pontuador" da Literatura Portuguesa.
Vá lá, faz um esforço e começa ainda hoje, que amanhã já é sempre um pouco tarde. Acredita que mal não te fará.
Prof. Jorge Moniz Ribeiro - 2013/09/26
-