Lista de tópicos
-
ATIVIDADES na BE...
-
Dia Internacional da Língua Materna
(21 de fevereiro)
A Biblioteca Escolar homenageou, no dia 23 de fevereiro, a partir das 9:10, a escritora
Mª Judite de Carvalho pela voz da sua neta Inês Fraga.
Perante uma plateia cheia de jovens adolescentes, Inês Fraga falou da vida e obra da sua avó e interpelou os alunos acerca das suas sensações perante a leitura de excertos da obra de Mª Judite de Carvalho.
A sessão decorreu em formato de diálogo entre a audiência e a palestrante, deixando ainda aos alunos um espaço de perguntas para satisfazer a sua natural curiosidade em relação à escritora.
No exterior do auditório, estavam patentes trabalhos dos alunos e a representação de um "Bolo" celebrando o 100.º aniversário da autora. Houve ainda um simpático coffee break confecionado pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Cozinha.
Visualiza aqui o vídeo sobre a autora.
(Ler+Ler melhor)
-
Semana da Leitura
Março 2020
Autores da casa
A Bianca está a escrever um romance sobre bruxas e lobisomens, mas está com o “Bloqueio de Escritor”.
Achas que consegues ajudar a Bianca a ultrapassar esta dificuldade? Podes dar sugestões para a continuação da história?
Aqui vos deixamos um pequeno excerto da história:
(…)
-Tens noção do perigo a que a estás a sujeitar? -dizia ele.
“Perigo? Mas que perigo?” Pensava Joana. Guilherme continuava:
-Ela tem de saber a verdade, Ana. E eu não vou permitir que lha escondas por mais tempo. As bruxas estão cada vez mais perto dela. Ela tem o direito de saber que o pai dela está vivo e que é um lobisomem. E eu tenho o direito de querer que ela saiba que eu sou o pai dela. Ela tem do meu sangue a correr-lhe nas veias, por isso ela também vai começar a conseguir transformar-se em lobisomem, e como é que achas que ela vai reagir se não souber a verdade?
Joana não conseguia acreditar no que acabara de ouvir. Guilherme era seu pai e, assim como ela, era um lobisomem. Mas ela nunca se tinha transformado em lobo e os lobisomens são apenas personagens de história e filmes. Isto não podia ser verdade.
Antes que se pudesse impedir já estava a entrar na sala, com lágrimas nos olhos e a olhar para Guilherme. Quanto mais olhava para ele, mais parecenças encontrava entre os dois.
Como é que nunca tinha reparado? E olhando para a mãe sentiu-se desiludida e traída. Ela mentira-lhe toda a vida.
-Joana, deixa-me explicar. -Começou Ana muito atrapalhada por perceber que a filha acabara de perceber tudo e não fora da melhor forma.
-Podes começar, estou ansiosa por ouvir as tuas explicações. Então diz-me lá como é que é possível o Guilherme ser meu pai se ele tinha morrido quando eu era bebé? E que história é essa das bruxas e dos lobisomens? -gritou Joana. Precisava de explicações urgentemente. Sentia-se a ferver de raiva.
(…)
-
Semana da Leitura
Março 2020
Encontros às Cegas... com livros
A BE lança-te o desafio para adivinhares o nome do livro com base em pequenas sinopses.
Está atento ao teu e-mail ou segue-nos no instagram be.jmcd.ael
-
Semana da Leitura
Março 2020
Caça ao tesouro na Biblioteca
Com a colaboração do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), realizou-se no passado dia 9 de março, uma Caça ao tesouro na BE. Esta atividade colaborativa contou com a presença dos alunos que se encontram em regime presencial na Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado, acompanhados dos seus professores Helena Conceição , Vitor Seiça e Miguel Lardosa.
Voltem sempre!
-
Semana da Leitura
Março 2020
-
Autor do Mês
Março
Camilo Castelo Branco
(1825- 1890)
Escritor português, romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor é considerado um dos escritores mais proeminentes e prolíferos da literatura portuguesa, do século XIX.
Entre as várias OBRAS PUBLICADAS destacamos Amor de Perdição (1862), Coração, Cabeça e Estômago (1862), A Queda dum Anjo (1866).
-
Autor do Mês
Fevereiro
Almeida Garrett
( 1799-1854)
João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett, mais tarde 1.º Visconde de Almeida Garrett, inscreveu-se na Universidade, em 1816, na Faculdade de Leis, entrando em contacto com os ideais liberais. Participa entusiasticamente na revolução de 1820.
No séc. XIX e em boa parte do séc. XX a obra literária de Garrett era geralmente tida como uma das mais geniais da língua portuguesa e merece ser considerado um dos autores mais representativo do romantismo em Portugal.
Curiosidade: Passou a adolescência na ilha Terceira, tendo sido destinado à vida eclesiástica, devendo entrar na Ordem de Cristo, por intercedência do tio paterno.O Curso Profissional de Técnico de Multimédia fez o trailer.Aqui fica o link -
Autor do Mês
Janeiro
Vergílio António Ferreira
(1915- 1996)
Escritor existencialista, tem uma escola com o seu nome.
Recebeu o prémio Camões, Prémio da Associação Portuguesa de Escritores, entre outros.
Entre as várias OBRAS PUBLICADAS destacamos Mudança (1849), Aparição (1959), Manhã Submersa (9153).
Curiosidade: Em 1920 foi abandonado pelos pais e acabou por ir para um seminário. -
Autor do Mês
Novembro
José Saramago
José de Sousa Saramago (1922-2010)
Galardoado com o Nobel de Literatura de 1998, Saramago também ganhou, em 1995, o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa.
A 24 de Agosto de 1985 foi agraciado com o grau de Comendador da Antiga, Nobilíssima e Esclarecida Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, do Mérito Científico, Literário e Artístico e a 3 de Dezembro de 1998 foi elevado a Grande-Colar da mesma Ordem, uma honra geralmente reservada apenas a Chefes de Estado.
Curiosidade: A origem do apelido Saramago remete à alcunha da família, Saramago, que é uma planta herbácea com flor que cresce na região da Golegã. -
120 Anos da Morte
Eça de Queirós
No âmbito das Comemoração dos 120 anos da morte de Eça de Queirós e em colaboração com o Departamento de Português está patente nas paredes das escadas de acesso à Biblioteca Escolar uma exposição sobre a vida e obra do autor, bem como um trailer realizado pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Multimédia.Aqui fica o link -
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
MIBE
outubro de 2020
-
Workshop Cheirar sabores, sentir aromas
MIBE
outubro de 2020
No âmbito da Comemoração do Mês das Bibliotecas Escolares (MIBE) realizou-se no dia 28 de outubro, pelas 11:00, um workshop de Chás e Temperos "Cheirar Sabores e Sentir Aromas".A atividade, que contou com a colaboração dos alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) e da professora Helena de Deus Marques, consistiu num seminário sobre ervas aromáticas e degustação de chás existentes no espaço exterior da escola. -
Formação
Suporte básico de vida
22 de outubro de 2020
No dia 22 de outubro, integrado nas comemorações do Mês Internacional da Bibliotecas Escolares, o auditório da Biblioteca da Escola Dr. João Manuel da Costa Delgado albergou uma Formação de Suporte Básico de Vida com a preciosa colaboração dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã, representados pelo formador Pedro Leitão.Perante uma plateia de adolescentes, o formador captou a sua atenção alertando para a importância de saber as manobras básicas e eficazes para salvar vítimas em paragem cardiorrespiratória.Os nossos agradecimentos também ao Comandante Carlos Pereira pela sua disponibilidade em colaborar com este tipo de iniciativas. -
Encontro Nacional
Literacia para os Média e Jornalismo
16 de setembro de 2019
Fundação Calouste Gulbenkian
Este encontro culmina o projeto-piloto de Literacia para os Media, a nível nacional, para o qual a nossa escola foi convidada, realizado de janeiro a abril de 2019.
Transmissão em Streaming no auditório da BE entre as 10:30 e as 16:30
Entrada Livre!
-
PALESTRA
Tomografia de Muões
dos raios cósmicos à Mina do Lousal
A tomografia de muões é uma técnica de sondagem que utiliza partículas criadas por raios cósmicos, ao atingirem a nossa atmosfera, para ver através da matéria. Intrigado? Vem ao auditório da biblioteca no dia 9 de outubro de 2019, às 10:40 e assiste à palestra!
Obrigada a todos os que colaboraram nesta atividade!
-
Workshop
Figuras do Fantástico
Atividade que surgiu por iniciativa do aluno Filipe Silva, no dia 24 de outubro, durante a comemoração de Mês Internacional das Bibliotecas para aguçar o apetite dos colegas a montarem figuras fantásticas com a sua coadjuvação.
Parabéns ao Filipe e a todos que os que participaram!
-
SAGAS COM ...
Madalena Condado
Integrado no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) a escritora Madalena Condado veio ao auditório da Escola Secundária, no dia 31 de outubro de 2019, apresentar as suas criações literárias.
Nascida em Moçambique, a autora contou ao auditório que desde cedo adorava contar histórias e se apaixonou pelo universo do fantástico. As suas sagas Profecia do Sangue e A Irmandade da Cruz prenderam a atenção do nosso público adolescente pela sua cativante e tortuosa temática.
De seguida, o público pôde trocar impressões com a autora bem como adquirir exemplares das suas obras.
Obrigada Madalena!
-
Qual é o teu monstro?
Integrado nas comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas subordinado ao tema ”Vamos imaginar”, os alunos do 12.ºano do curso de artes exteriorizaram os seus medos sob a forma de livro que esteve exposto no espaço da biblioteca durante o 1º período.
Obrigada aos artistas que colaboraram nesta atividade!
-
Dia Internacional da Eliminação
da Violência sobre as Mulheres
25 de novembro 2019
Dia escolhido pela ONU para o mundo se insurgir contra a violência contra as mulheres
O projeto Erasmus + Developing Soft Skills Towards European Citizenship e a Biblioteca Escolar comemoraram o dia em que três irmãs da família Mirabel foram brutalmente assassinadas na República Dominicana pelo seu ativismo contra a ditadura (25/11/1960) com uma exposição , vídeos sobre ditados impopulares e powerpoints no espaço da BE. -
Comemorar Sophia!
EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA DO CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
MÊS DE NOVEMBRO
Exposição em colaboração com o departamento de português e que esteve patente no átrio da Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado com uma faixa alusiva à biografia da autora bem como frases da sua autoria.
No dia do seu nascimento, 6 de novembro, as aulas iniciaram-se com a leitura de excertos da obra da autora.
A biblioteca projetou ainda um power point com excertos da obra acompanhado de imagens e música.
-
Feira do livro 2019
Realizou-se, entre os dias 9 e 17 de dezembro, no átrio do PBX da Escola Secundária, a já tradicional Feira do Livro desta feita durante de semana e meia.
Foi disponibilizado à comunidade escolar um conjunto diversificado de títulos de reconhecido valor literário e cultural bem como as últimas novidades editoriais.
Devido aos preços apelativos, registou-se um número significativo de vendas tendo os alunos e professores mostrado bastante interesse pelos títulos disponíveis.
De salientar ainda que durante dois dias a feira teve o seu período de funcionamento alargado aos alunos do ensino noturno, na ES Dr. João Manuel da Costa Delgado.
Obrigada a todos os possibilitaram o sucesso desta atividade!
-
Os Homens Nunca Saberão Nada Disto
Pat R
Pat R, nome artístico da autora Patrícia Ribeiro, apresentou na manhã do passado dia 12 de dezembro de 2019, no Auditório da Escola Secundária, o romance Os Homens Nunca Saberão Nada Disto, em duas sessões : uma para as turmas em geral e outra para os alunos de Artes Visuais.
Num ambiente muito informal, a autora partilhou com a plateia vários aspetos relacionados com o romance e com o seu processo criativo tendo cativado a audiência desde o primeiro instante.
De seguida, para além de ter disponibilizado vários exemplares do romance e do livro de Extras, possibilitou a audição da banda sonora criada especificamente para o projeto.
Uma manhã bem passada!
Romance e livro de Extras disponíveis na tua BE!
-
Feliz Natal!
Obrigada à nossa colaboradora Ana Marta Leitão pela execução desta original árvore de natal.
-
JAVA:Campanha Solidária
O projeto Erasmus + STEAM, a BE e o CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem) levaram a cabo uma angariação de alimentos e agasalhos para ofertar à Associação Projeto JAVA - instituição sem fins lucrativos fundada em 1999, com o objectivo de lutar pelo bem-estar dos cães abandonados. A Associação abriga-os, zela pela sua saúde, trata-os, procura controlar as ninhadas, assim como novos donos, através de campanhas de esterilização e de adopção, respectivamente.
Os alunos e equipa do CAA conceberam e elaboraram uma casota de cão produzida exclusivamente com materiais reciclados (Pacotes de sumo) e, no dia 3 de fevereiro, deslocaram-se à sede da associação para doar os alimentos angariados bem como o produto do seu trabalho.
Aqui fica alguns testemunhos desta atividade.
-
Aquaponia
A simbiose perfeita entre peixes e plantas
No dia 14 de janeiro, pelas 10:40, o Sr. João Cotter da empresa Aquaponicsiberia deslocou-se à Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado a convite do Projeto Erasmus + STEAM e da BE onde ministrou uma palestra sobre aquaponia: génese, vantagens e aplicações práticas.
Cerca de 124 alunos do ensino secundário puderam entrar em contacto com esta técnica inovadora através de um protótipo com carpas e ervas aromáticas transportado para o auditório da escola.
Obrigada a todos que participaram!
-
Amnistia Internacional
na secundária
A Amnistia Internacional organiza aquele que é o seu maior evento a nível internacional no último trimestre de cada ano. Durante esta altura milhões de pessoas em todo o mundo assinam cartas em prol de indivíduos e comunidades em risco.
A disciplina de EMRC e a BE associaram-se a esta iniciativa e trouxeram ao auditório da Escola Secundária, no dia 27 de janeiro, pelas 10:40 e 11:30, duas palestra sobre Direitos Humanos. Num discurso informal e adequado ao auditório pleno de alunos de todos os anos do ensino secundário, a oradora lançou o tema através de pequenos vídeos que serviram de mote à participação ativa dos alunos.
Deixou ainda o convite para participarem na Maratona de Cartas que consiste na participação de centenas de milhares de pessoas espalhadas por todo o mundo que assinam cartas em prol de pessoas e comunidades em risco.
Uma impressionável manhã!
Vê o video em :
-
Leu o livro...
Veja o filme
Atividade que pretende aguçar o apetite dos leitores a descobrirem novas abordagens de livros que já conhecem através da visualização do filme baseado na mesma obra literária.
Leve o filme para casa durante o mês de março!
-
DESAFIO MATEMÁTICO
Durante o mês de janeiro, o projeto Erasmus + STEAM, a BE e o Departamento de matemática lançaram um desafio matemático - Problema de Xadrez: Quantos quadrados existem num tabuleiro de xadrez?
Tenta encontrar a solução!
RESPOSTA: 204 quadrados -
No dia 11 de fevereiro celebra-se o Dia da Internet Mais Segura.
Ao longo dos anos, este dia tornou-se um evento marcante, sendo hoje comemorado em mais de 100 países e em todos os continentes.
O Agrupamento de Escolas da Lourinhã e o projeto Erasmus+ "Developing Soft Skills Towards European Citizenship" desenvolveram várias atividades que tornaram a comunidade educativa mais consciente dos perigos da utilização da internet.
Aqui ficam alguns exemplos!
Consulta também:
https://www.seguranet.pt/fevereiro2020/
-
Piquenique da Leitura
No dia 11 de março, integrado na Semana da Leitura, a disciplina de Português, a BE e o projeto Erasmus + Developing Soft skils Towards European Citizenship , realizaram um Piquenique da Leitura que consistiu em proceder à leitura de excertos de livros, no pátio interior da escola, interagindo os alunos do 10.ºF com os alunos do projeto Erasmus + espanhóis e alemães lendo estes últimos excertos em língua inglesa ou espanhola. Estiveram envolvidos nesta atividade cerca de 60 alunos.
-
Dia Internacional da Língua Materna
No dia Internacional da Língua Materna, 21 de março, em que se celebra as línguas faladas em todo o planeta, o auditório da Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado encheu-se de alunos para interagirem com o escritor Domingos Amaral.
Numa conversa informal, o escritor fez um percurso pela sua vida e obra, explicitando o seu processo criativo e a sua paixão pelas personagens ficcionais.
No final, os alunos puderam ainda fazer perguntas e autografar os seus livros.
-
Dez minutos a ler por dia
não sabe o bem que lhe fazia
Iniciativa a decorrer ao longo de todo o ano letivo de 2019/2020 que visa promover a leitura em qualquer hora e em qualquer lugar. Foram distribuídas três estantes com títulos distintos no PBX, na sala dos alunos e na sala de professores onde se podem requisitar os livros sem ter de passar pela biblioteca.
-
Dia Mundial da Língua Portuguesa
5 de maio
Assinala-se este ano, pela primeira vez, o Dia Mundial da Língua Portuguesa.
A UNESCO tomou esta decisão inédita em relação a uma língua que não é uma das línguas oficiais da UNESCO talvez por o português ser a língua da primeira vaga de globalização, deixando palavras e marcas noutras línguas no mundo.
Considera-se que a comemoração desta efeméride é um passo muito importante para o reconhecimento global da nossa língua que é a língua oficial de 260 milhões de pessoas, é falada oficialmente em nove países, quatro continentes, é a quinta mais utilizada no espaço da internet bem como língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana e o Mercosul.
Este dia é também assinalado com o lançamento de um concurso literário internacional para estudantes de língua e literatura portuguesas espalhados pelo mundo.
Os “Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa”, iniciativa do Camões Instituto, da Porto Editora e do Plano Nacional de Leitura (PNL) desafia os alunos de português a escreverem um conto inédito, de uma a três páginas.
Estão contempladas cinco categorias: em função da idade (dos oito aos 14 anos e a partir dos 15 anos) e de acordo com os níveis de proficiência da língua dos alunos.
Os trabalhos, individuais, a entregar até 30 de Janeiro do próximo ano, vão ser avaliados por um júri composto por cinco elementos e os vencedores serão conhecidos a 5 de Maio de 2021, data em que se assinala pela segunda vez o Dia Mundial da Língua Portuguesa.
Parabéns a todos os falantes desta nossa velhinha, mas prestigiada língua!
Ouve um dos poemas de Florbela Espanca cantado pelos Trovante em:
Atividade realizada na modalidade de E@D em colaboração com o departamento de Língua Portuguesa.
-
FEIRA DO LIVRO 2017:
Numa iniciativa da Biblioteca Escolar realizou-se, entre os dias 4 e 8 de dezembro, no átrio do PBX da Escola Secundária, a já tradicional Feira do Livro.
Ao longo de semana, e com o intuito de promover o livro e a leitura, proporcionou-se à comunidade escolar o contacto e a possibilidade de aquisição de obras de reconhecido valor literário e cultural.
A todos quantos colaboraram, obrigada!
-
Pat R apresenta
Os Homens Nunca Saberão Nada Disto
na Escola Secundária
Partindo duma iniciativa da Biblioteca Escolar, Pat R, nome artístico da autora Patrícia Ribeiro, apresentou na manhã do passado dia 12 de dezembro, no Auditório da Escola Secundária, o romance Os Homens Nunca Saberão Nada Disto, tendo estado envolvidos alunos de Artes Visuais e de Línguas e Humanidades.
A autora partilhou com os alunos, de forma clara e apelativa, vários aspetos relacionados com o romance e com o seu processo criativo, marcados muito naturalmente pelas suas vivências, interesses e gostos pessoais e que refletem o ambiente altamente influente a nível artístico em que cresceu.
Pat R é um exemplo de sucesso e de dedicação à escrita, mas também de muita disciplina no trabalho que desenvolve. Investindo exclusivamente na escrita, apresenta uma abordagem inovadora à experiência da leitura, proporcionando ao leitor outras formas de ler, apelando aos vários sentidos, nomeadamente através da combinação de diferentes sinergias e da conjugação de outras formas artísticas.
Tendo conquistado a plateia desde o primeiro momento, Pat R respondeu no final de cada uma das sessões a várias questões colocadas pelos alunos. O título do romance foi um dos aspetos que suscitou mais curiosidade, tendo subjacente a ideia de que a história de cada ser humano, a menos que seja contada, tenderá a perder-se na efemeridade dos momentos. De seguida, para além de ter disponibilizado vários exemplares do romance e do livro de Extras para que os alunos os folheassem, deu a conhecer a banda sonora criada especificamente para o projeto.
Encontrando-se presentemente a desenvolver um novo projeto, ficou a promessa de voltar para o divulgar.
E nós ficamos a aguardar!
Quer o Romance, quer o livro de Extras, já podem ser requisitados na
Biblioteca Escolar!
-
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
Outubro foi o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, em 2017 subordinado ao tema "Ligando Comunidades e Culturas". Foram várias as iniciativas promovidas no âmbito destas comemorações encarando a Biblioteca Escolar como um lugar onde, efetivamente, se ligam comunidades e culturas.Na Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado, para além da afixação de cartazes/faixas alusivas e da entrega de marcadores de página, foi realizada a atividade de degustação "Cultura gastronómica em 5 continentes".
As iguarias foram confecionadas pelos alunos do 12.º F (Curso Profissional de Técnico de Restauração - vertente Cozinha e Pastelaria) e dadas a provar a toda a comunidade escolar, tendo como enquadramento uma exposição de conteúdos sobre os países representados, preparada no âmbito da disciplina de Português.
De entre as iguarias destacam-se a tortilla, os canapés de salmão, o frango picante à calabresa, o cuscuz de frango, os limões confitados, o arroz de ervilhas, a carne de vaca bulgogi, o frango tikka com chutney de hortelã, o frango com uva-espim e laranja, as empanadas, os Vol au vents, as panquecas de banana com coco, a torta de leite ou a tarte normande de maçã.
O resultado? Um final de manhã saborosamente bem passado!
-
Semana da Leitura 2017 (27 a 31 de março) na Escola Secundária...
Na 11ª Edição da Semana da Leitura, que se centrou no Prazer de Ler em todos os momentos e em todos os lugares, a Biblioteca Escolar e o Departamento de Português associaram-se, mais uma vez, dinamizando um leque de atividades destinadas a toda a comunidade educativa.
A todos quantos tornaram possível a dinamização de todas estas atividades, um enorme BEM-HAJA!
Aqui fica o registo do que se passou...
Dança e livros! No dia 27 de março, pelas 11:40h no pavilhão gimnodesportivo, o Grupo do Desporto Escolar - Dança "The Originals" apresentou um breve esquema de dança em torno da temática do Prazer de Ler! Chá de Letras
Beber um chá, degustar uma bolacha, ler um poema...
Decorreu no dia 29 de março, pelas 11:40h, no átrio do PBX.
O chá foi produzido de forma biológica pelo grupo de Jardinagem da Escola Secundária e as bolachas foram confecionadas pelos alunos da turma 11ºG (Curso Profissional de Técnico de Restauração).
Ainda neste âmbito, foram distribuídos pequenos folhetos com poemas, numa parceria com o Departamento de Educação especial e o Projeto "Todos Juntos Podemos Ler" com os alunos da Escola Secundária.
Restaurante Literário
Em jeito de Exposição...
Instalação preparada no âmbito da disciplina de Português pelos alunos das turmas 11ºA e 11ªG, patente durante toda a semana na Biblioteca Escolar. Exposição de Micronarrativas Nas escadas de acesso à Biblioteca Escolar esteve patente, durante toda a semana, a exposição que resultou do trabalho colaborativo entre os Departamentos de Português e de Expressões.
As micronarrativas foram criadas no âmbito da disciplina de Português por alunos das turmas 7ºA, 7ºB, 7ºC, 8ºD, 10ºC, 10ºD, 10ºF, 11ºA, e 12ºF e ilustradas pelos alunos das turmas 10ºC, 11ºC e 12ºE que frequentam o Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais.
É de salientar ainda que uma das micronarrativas é da autoria da Encarregada de Educação de uma aluna do 10º ano.
Mural de Leituras
Durante toda a semana, toda a comunidade escolar pôde deixar, no corredor de acesso ao PBX, a sua opinião sobre um livro ou um autor; escrever uma citação ou um excerto; sugerir uma leitura através da capa de um livro, da biografia de um autor; ilustrar um poema ou afixar um recorte literário. 5 dias,
5 livros,
5 filmes
Mediante requisição prévia, foi possível requisitar na Biblioteca Escolar, para visionamento no Auditório ou na sala de aula, uma seleção de livros/filmes. Dia Internacional da Língua Materna
"Towards Sustainable Futures through Multilingual Education"
21 de fevereiro de 2017
A Biblioteca Escolar associou-se ao Departamento de Português na comemoração do Dia Internacional da Língua Materna. Para além de uma Exposição, que esteve patente no espaço da Biblioteca entre os dias 21 e 24 de fevereiro, foi organizada uma sessão intitulada "Conversa a cinco vozes... Uma Língua, diferentes vivências", que decorreu no Auditório da Escola Secundária e a que assistiram os alunos das turmas B, D e F do 10.º ano, acompanhados pelos docentes Ana Madalena Ribeiro, Maria do Céu Silva e António Figueiredo.
Esta sessão, seguida de uma pequena "prova" gastronómica, consistiu na partilha de experiências em torno das questões da Língua e da Cultura de países como Angola, Brasil, Cabo-Verde, Macau ou Timor-Leste (oradores: Filomena Nóbrega, Adriely Oliveira e Ana Balão, Faustino Barreto, Augusta Cabral e João Fonseca, respetivamente).
A todos quantos tornaram possível a realização desta atividade, um enorme BEM-HAJA!
(Professoras Ana Carolina Cruz e Ângela Fonseca)
Se não assististe à ação de sensibilização ou se, tendo assistido, queres relembrar o que viste e ouviste...
Clica nas imagens para ver Autoria: Prof. Ana Madalena Ribeiro Autoria: João Fonseca Aqui ficam alguns dos textos acerca da LÍNGUA que estiveram expostos...
O Dia Internacional da Língua Materna foi decretado pela UNESCO a 17 de novembro de 1999 e é comemorado anualmente desde o ano 2000, como forma de promoção do multilinguismo, de sensibilização para a proteção de quase seis mil línguas existentes no mundo e para a necessidade de preservação da diversidade linguística como expressão de identidades e de culturas.A data evoca os acontecimentos ocorridos em 1952 no Bangladesh onde um grupo de jovens que se manifestou a favor da língua "bangla" ou "bengali".
http://ipor.mo/noticias/dia-internacional-da-lingua-materna/
É amplamente reconhecida a importância da língua materna, que aprendemos na infância. Ela estrutura-nos e, sendo a nossa raiz, assume-se como sinónimo de identidade cultural.
A propósito da comemoração do Dia Internacional da Língua Materna em 2017, subordinada ao tema "Towards Sustainable Futures through Multilingual Education", Irina Bokova, Diretora-Geral da UNESCO, refere:
"Por ocasião deste Dia, faço um apelo para que o potencial da educação multilingue seja reconhecido em todos os lugares, nos sistemas educativos e administrativos, nas expressões culturais e nos meios de comunicação, no ciberespaço e no comércio. (...) Para promover o desenvolvimento sustentável, os alunos devem ter acesso à educação na sua língua materna e noutras línguas. É através do domínio da primeira língua ou da língua materna que as competências básicas de leitura, escrita e numeracia são adquiridas. As línguas locais, especialmente minoritárias e indígenas, transmitem culturas, valores e conhecimentos tradicionais, desempenhando assim um papel importante na promoção de futuros sustentáveis". (tradução livre).
http://www.unesco.org/new/en/unesco/events/prizes-and-celebrations/celebrations/international-days/international-mother-language-day-2017/
AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO:
direitos de autor e defesa da propriedade intelectual
Realizou-se no dia 13 de fevereiro de 2017, pelas 10:10h, a ação de sensibilização em torno da temática dos direitos de autor e da defesa da propriedade intelectual, dinamizada pelo programa pedagógico IGAC JÚNIOR (Inspeção-Geral das Atividades Culturais).
Estiveram envolvidos nesta sessão cerca de 90 alunos (das turmas A, C e E do 10.º ano e C e F do 11.º ano), acompanhados ao Auditório pelas docentes Sílvia Miguel, Sónia Delicado, Maria do Céu Silva, Ana Lucas, Marta Jorge, Filomena Nóbrega e Ana Carolina Cruz.
Considera-se que a atividade teve o impacto desejado, tendo suscitado nos alunos algumas dúvidas sobre os comportamentos a adotar em torno desta temática. Estas foram prontamente esclarecidas pelos responsáveis pela ação de sensibilização.
Se não assististe à ação de sensibilização ou se, tendo assistido, queres relembrar o que viste e ouviste, clica aqui para veres a apresentação em PowerPoint.
-
Árvore de Natal da Biblioteca!
É muito original... e resultou do trabalho colaborativo de alguns docentes do Departamento de Expressões!
Para a decoração com "marcadores de página" a Biblioteca Escolar contou com a disponibilidade e a boa disposição de duas alunas.
A todos um enorme BEM-HAJA e... FELIZ NATAL!
-
De 5 a 9 de Dezembro decorreu, no átrio do PBX, a FEIRA DO LIVRO!
Para além de poderem adquirir as últimas novidades editoriais, os alunos tiveram disponíveis, para aquisição, alguns dos títulos do Projeto de Leitura (10.º e 11.º anos).
Neste Natal,
oferece LIVROS!
"Não há amigo tão leal quanto um livro".
Ernest Hemingway
Logótipo criado pela aluna Adriely Oliveira
(Curso Profissional de Técnico de Multimédia)
-
No dia 5 de dezembro de 2016, e no âmbito do Projeto Todos Juntos Podemos Ler, a Biblioteca Escolar
associou-se ao Departamento de Educação Especial na Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, com a apresentação do filme de animação "Botão Procura Casa", adaptação da obra com o mesmo nome de Garcia Barreto.
Este filme de animação é o resultado do trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar (Projeto "Todos Juntos Podemos Ler", a Educação Especial e a disciplina de Projeto do Curso Profissional de Técnico de Multimédia (11.º F).
Trabalho em torno de Botão Procura Casa, de Garcia Barreto, desenvolvido pelos alunos Beatriz Santos, Rodrigo Ribeiro, Francisco Conceição e Cristiana Delgado (orientados pela docente de Educação Especial, Isabel Resende e pela professora bibliotecária, Ana Carolina Cruz) e Jeni Antunes (orientada pela docente Nélia Leitão).
Lida e trabalhada a história, os alunos narraram-na. Depois de procederem à sua gravação, colaboraram ativamente na construção do filme de animação sugerindo, entre outras coisas, os excertos musicais a incluir.
Os alunos elaboraram igualmente alguns trabalhos de expressão plástica utilizando botões (enfeites/decorações da árvore de Natal ou marcadores de página).
Foram vários os momentos de partilha!
Clica para veres o filme!
No dia 6 de dezembro, entre as 9:30h e as 12:30h, o mesmo grupo de alunos, ainda no âmbito destas comemorações, deslocou-se à Escola Básica de Miragaia para apresentar, para além do seu filme de animação, alguns outros vídeos/documentários alusivos à temática e adequados ao público-alvo.
Estiveram presentes os alunos da turma J (2.º ano) na primeira sessão, aos quais se seguiram os alunos das turmas A, B, C e D do 8.º ano, que participaram ativamente e ficaram muito sensibilizados para a temática.
O Departamento de Educação Especial presenteou os alunos envolvidos com um "miminho" gastronómico!
A todos os que colaboraram, OBRIGADA! -
Poesia Portuguesa Musicada
Os alunos das turmas 10.º F e 11.º E da Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado deslocaram-se à Biblioteca Municipal da Lourinhã, no dia 27 de outubro de 2016, a fim de assistirem à atividade "Poesia Portuguesa Musicada", dinamizada pelo jornalista João Morales.
Foram acompanhados pelas docentes de Português e de Literatura Portuguesa, Ângela Fonseca e Olinda Serôdio, respetivamente, assim como pela professora bibliotecária da Escola Secundária, Ana Carolina Cruz.
(No âmbito das disciplinas de Português e/ou de Literatura Portuguesa, em parceria com a Biblioteca Escolar e a convite da Biblioteca Municipal da Lourinhã).
Queres saber a opinião de quem assistiu? Clica aqui!
-
Comemoração do DIA INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES (24 de outubro)...
com a DANÇA!
No âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, o Grupo Equipa Atividades Rítmicas e Expressivas, orientado pela docente Jacinta Santos, associou-se à Biblioteca Escolar da Escola Secundária e apresentou, no dia 24 de outubro, por volta das 11:40h, uma coreografia.
Tendo começado no Refeitório, passou pelo PBX e terminou na Biblioteca, nomeio dos livros, tendo despertado junto dos alunos bastante curiosidade!
Esta parceria será retomada em vários momentos ao longo do ano letivo, tendo por base os livros, a leitura e o prazer de ler!
-
Visita a Exposição Fotográfica nas escadas de acesso à BE... até ao fim do mês de outubro!
Obrigada a todos os que colaboraram!
-